Início Bicicleta Energize It! HighScores Contacte-nos

Energize It!: Pode fazer o download do nosso jogo em http://goo.gl/6k4I. A actual versão é a 4.1.

domingo, 28 de março de 2010

Post Semanal - O poder da electricidade!

Esta semana mostramos uma pequena parte da imensa história da electricidade, e aqueles que ajudaram a transformar este bruto poder da Natureza numa fonte de energia "controlada" e sem dúvida indespensável ao Homem nos dias modernos de hoje.

A electricidade era considerada antigamente como um poder enérgico e misterioso, até havia povos que assistiam a fenómenos eléctricos sem os enteder e interpretavam-os como intervenção divina. Mais tarde algumas culturas orientais consideravam o trovão, como um poder elementar da Natureza. Aliás a electricidade tomou uma grande parte na mitologia e foi muitas vezes associado a várias histórias do paranormal e do oculto.

A história da electricidade tem início na Antiguidade, na Grécia Antiga. De acordo com Tales de Mileto, ao se esfregar âmbar com pele de carneiro, observou-se que pedaços de palha eram atraídos pelo âmbar. A palavra eléktron (ἤλεκτρον) significa âmbar em grego. Desde então houve vários cientistas que realizaram diversas experiências sobre a electricidade mas que nunca conseguiram explicar, o que é o fenómeno.


No século XVIII, Luigi Aloisio Galvani estava a dissecar uma rã numa mesa onde tinha estado anteriormente a conduzir experiências sobre electricidade estática. Ao tocar com um bisturi no nervo exposto da perna da rã, que tinha capturado um electrão da mesa, ele reparou que a perna da rã saltou. O que o levou a concluir que existe electricidade dentro dos seres vivos.


Benjamim Franklin, um conhecido cientista americano, num espaço de poucos anos, fez descobertas sobre a electricidade que lhe trouxeram uma reputação internacional. Franklin identificou as cargas positivas e negativas e demonstrou que os raios são um fenómeno de natureza eléctrica, para além de ter inventado o primeiro pára-raios.
Franklin tornou esta teoria inesquecível através da experiência extremamente perigosa de fazer voar um papagaio durante a trovoada, no dia 1 de Outubro de 1752. Ele escreve mais tarde, que estava consciente dos perigos e dos modos alternativos de demonstrar que o trovão era eléctrico. Se Franklin fez a experiência, ele não a fez da forma descrita, porque era simplesmente demasiado arriscado.

Alessandro desenvolveu a pilha voltaica e é um dos precursores para a electroquímica moderna. Graças às suas contribuições no campo científico, uma importante medida eléctrica o Volt, foi nomeada em sua homenagem. Mas agora vamos aprofundar o que Volta e outros cientistas descobriram. O seguinte vídeo explicará sucitamente a corrente elétrica:



A electricidade é um fenómeno criado pela interacção de cargas eléctricas positivas (+) ou negativas (-), estáticas ou em movimento. E agora vamos ver uma experiência sobre a electricidade e a sua potência, onde é utilizado uma corrente de 15.000 volts!

Sem comentários: