Início Bicicleta Energize It! HighScores Contacte-nos

Energize It!: Pode fazer o download do nosso jogo em http://goo.gl/6k4I. A actual versão é a 4.1.

domingo, 21 de março de 2010

Post Semanal - O processo de edição das imagens para "Energize It"

Neste post vamos explicar-vos como editamos as imagens para o jogo que o nosso grupo está a criar no âmbito da disciplina de Área de Projecto, chamado "Energize It".

Normalmente, para alguns casos mais complexos, recorremos a imagens da internet. Gravámo-las no computador e editámo-las posteriormente no Adobe Photoshop CS4.

O primeiro passo é criarmos uma imagem que se possa inserir bem num fundo constituído por um padrão destes "quadrados". Aqui em cima encontra-se o exemplo do fundo que pré-definimos para o jogo: o fundo da relva que criamos no Photoshop.


A seguir, após termos escolhido logo no início esta imagem da montanha, seleccionamos a porção que queremos incluir dentro do quadrado do padrão de fundo (note-se o recorte na imagem).


Isto é como a imagem deverá ficar após termos concluído o recorte.


Após termos feito o recorte da montanha, inserimo-la, como mencionado previamente, na imagem-padrão da relva (teremos que a redimensionar primeiro).
Acrescentámo-lhes detalhes, como um pequeno castanho semi-transparente em volta da montanha, para criar um aspecto mais apelativo ao jogador. A imagem pode parecer muito "pixelada", pois isso deve-se à grande ampliação que usamos para dar estes detalhes.


Podemos ver como acrescentámos outros detalhes nesta imagem: as nuvens e alguma coloração. São estes pequenos detalhes, como já iremos ver, que iram fazer a diferença.


Após se ter editado o suficiente a imagem da montanha fundida com a relva, vamos gravá-la primeiro no formato PSD ou PDD (o formato nativo do Adobe Photoshop CS4). Isto irá permitir-nos editar a imagem de uma forma que não conseguiríamos, caso a tivéssemos gravado em JPG, BMP, GIF, etc. Poderemos editar as várias "layers" ou "camadas" da imagem: as nuvens, o solo, a relva, as montanhas (são estas algumas das camadas que usamos para editar a imagem).


Convém após o passo prévio, gravar a imagem em JPG, o melhor formato para este caso, quando quereremos colocar a imagem da montanha no fundo do jogo, com a relva, rios, centrais, cidade, etc.


Assim é que se vê como a montanha integra-se com o terreno da relva. É com algum trabalho e dedicação que se obtêm imagens semelhantes para fazermos as centrais, rios, cidade e outros elementos para o nosso jogo. Espero que tenham aprendido alguma coisa com o nosso tutorial.

Sem comentários: