Neste post vamos explicar-vos como editamos as imagens para o jogo que o nosso grupo está a criar no âmbito da disciplina de Área de Projecto, chamado "Energize It".
![](http://photography.nationalgeographic.com/staticfiles/NGS/Shared/StaticFiles/Photography/Images/POD/a/alaska-range-mountains-517968-sw.jpg)
Normalmente, para alguns casos mais complexos, recorremos a imagens da internet. Gravámo-las no computador e editámo-las posteriormente no Adobe Photoshop CS4.
![](http://img692.imageshack.us/img692/5454/relva0.jpg)
O primeiro passo é criarmos uma imagem que se possa inserir bem num fundo constituído por um padrão destes "quadrados". Aqui em cima encontra-se o exemplo do fundo que pré-definimos para o jogo: o fundo da relva que criamos no Photoshop.
![](http://img9.imageshack.us/img9/7217/16751684.png)
A seguir, após termos escolhido logo no início esta imagem da montanha, seleccionamos a porção que queremos incluir dentro do quadrado do padrão de fundo (note-se o recorte na imagem).
![](http://img202.imageshack.us/img202/130/37857608.png)
Isto é como a imagem deverá ficar após termos concluído o recorte.
![](http://img28.imageshack.us/img28/2605/73433386.png)
Após termos feito o recorte da montanha, inserimo-la, como mencionado previamente, na imagem-padrão da relva (teremos que a redimensionar primeiro).
Acrescentámo-lhes detalhes, como um pequeno castanho semi-transparente em volta da montanha, para criar um aspecto mais apelativo ao jogador. A imagem pode parecer muito "pixelada", pois isso deve-se à grande ampliação que usamos para dar estes detalhes.
![](http://img691.imageshack.us/img691/5455/97266420.png)
Podemos ver como acrescentámos outros detalhes nesta imagem: as nuvens e alguma coloração. São estes pequenos detalhes, como já iremos ver, que iram fazer a diferença.
![](http://img714.imageshack.us/img714/6733/42050944.png)
Após se ter editado o suficiente a imagem da montanha fundida com a relva, vamos gravá-la primeiro no formato PSD ou PDD (o formato nativo do Adobe Photoshop CS4). Isto irá permitir-nos editar a imagem de uma forma que não conseguiríamos, caso a tivéssemos gravado em JPG, BMP, GIF, etc. Poderemos editar as várias "layers" ou "camadas" da imagem: as nuvens, o solo, a relva, as montanhas (são estas algumas das camadas que usamos para editar a imagem).
![](http://img716.imageshack.us/img716/8818/43123233.png)
Convém após o passo prévio, gravar a imagem em JPG, o melhor formato para este caso, quando quereremos colocar a imagem da montanha no fundo do jogo, com a relva, rios, centrais, cidade, etc.
![](http://img214.imageshack.us/img214/7383/36349746.png)
Assim é que se vê como a montanha integra-se com o terreno da relva. É com algum trabalho e dedicação que se obtêm imagens semelhantes para fazermos as centrais, rios, cidade e outros elementos para o nosso jogo. Espero que tenham aprendido alguma coisa com o nosso tutorial.
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