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domingo, 25 de abril de 2010

Post Semanal - A História da Bicicleta

As origens deste veículo são incertas, há vários estudos, muitas cópias e poucos relatos que podem ser aproveitados. Sabemos dos famosos esboços de Da Vinci onde se observa uma clara representação da esquemática de uma bicicleta, onde se vê um sistema de transmissão por corrente bem básico, a qual muitos historiadores consideram como o primórdio da industria da bicicleta no mundo.



Entre os séculos XV e XVI, foram desenvolvidos vários veículos de duas e quatro rodas que funcionavam através de um mecanismo de correntes, alavancas e outros dispositivos que eram muito incómodos aos utilizadores pois os vários mecanismos faziam os veículos desconfortáveis, cansativos e muito propícios a quedas.

Aqui temos o exemplo o exemplo de um antigo design conhecido, que era na altura uma moda mas um parelho muito perigoso pois ao cair as pessoas estavam uma posição muito acima do solo e cair da bicicleta significava quase sempre ferimentos graves.


Conjecturas mais actuais inserem a bicicleta na História à volta do inicio do século XVIII, com aparições de um meio antecessor à bicicleta, designado de celerífero na França em 1790. Houve outros desenvolvimentos em França e também na Escócia. Em 1862, Ernest Michaux consegue fabricar 143 unidades em doze meses, e é considerado o primeiro fabricante oficial de bicicletas, como em resultado da ideia de Michaux em 1875 nasceu a primeira fábrica de bicicletas.

Aqui vemos a evolução gradual das bicicletas:


Este gráfico mostra a evolução da bicicleta, à medida que o tempo avançava as bicicletas tornavam-se cada vez mais estáveis, seguras e menos fatigantes. Os projectos das bicicletas evoluíram de meios transportes desconfortáveis e perigosos, a meios equilibrados, a máquinas funcionais, à introdução de pedais, à produção em massa influenciada pela Revolução Industrial, à excentricidade dos designs, aos perigos inerentes a certas bicicletas e à sua influência como um meio transporte social que está disponível a todos e que possui muitas variantes e serve hoje tanto como treino, desporto, lazer e até como fonte de energia.

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