Início Bicicleta Energize It! HighScores Contacte-nos

Energize It!: Pode fazer o download do nosso jogo em http://goo.gl/6k4I. A actual versão é a 4.1.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Visita ao Museu da Electricidade com o 12ºT2

No seguimento da última visita achamos que seria interessante levar a turma toda a visitar o Museu da Electricidade, o que veio a acontecer no dia 10 de Dezembro.

A visita foi interessante e em geral as pessoas gostaram e acharam educativo o facto de terem andado pela antiga fábrica termoeléctrica e terem aprendido as condições que se trabalhava para obter energia eléctrica.

Foi engraçado ver algumas demonstrações de fenómenos electromagnéticos aplicadas nas centrais eléctricas bem como as experiências pioneiras realizadas para demonstrar estes efeitos.

Deixamos aqui algumas fotos da visita para vosso entretenimento.


sábado, 9 de janeiro de 2010

"Experimenta" no Museu da Electricidade

No dia 22 de Novembro de 2009 o grupo 7 encontrou-se pelas 10 horas da manhã no Museu da Electricidade que outrora foi a central termoeléctrica do Tejo.

Esta visita que foi menos formal que a última deu-nos a oportunidade de aprender sendo também muito divertida. Nos fins-de-semana, o museu abre uma secção chamada “Experimenta” que foi o que nós fomos visitar.

Nesta visita guiada foi-nos mostrado não só várias experiências óbvias para nós mas também outras completamente novas aos nossos olhos.

Aprofundamos vários conhecimentos como o da condução eléctrica e produção eléctrica.



Entrevista no IST



No dia 16 de Novembro de 2009 (segunda-feira), o grupo 7 visitou o Instituto Superior Técnico com o objectivo de entrevistar o professor Filipe Mendes recomendado pelo professor Pedro Abreu no dia em que este veio à escola dar uma palestra sobre física moderna.

A entrevista demorou aproximadamente uma hora na qual o grupo 7 tirou várias conclusões importantíssimas:

- O grupo pensou em criar uma bobina com uma área grande, o que não compensa já que o campo magnético dispersa muito e não há um aproveitamento eficiente. No entanto, uma bobina mais pequena além de ser preciso menos materiais para a sua construção, logo mais barato e fácil de criar, é também mais eficiente já que o campo magnético é mais denso e cria mais energia eléctrica.

- É também necessário que no nosso complexo haja um instrumento que se chama condensador e que serve para estabilizar o fluxo eléctrico antes da energia eléctrica ser usada para ligar alguma coisa.

- Aparelhos mais complexos como um rádio ou umas colunas são muito sensíveis a variações bruscas de energia eléctrica que os atravessa logo só será possível utiliza-los numa fase mais avançada do projecto quando passarmos a fase de armazenamento. Numa primeira fase devemo-nos preocupar com a produção que pode ser testada em lâmpadas incandescentes.